Pavilhão da Água

Ver marca usada neste projeto
Pavilhão construído originalmente para a Expo 98 e transposto para o Parque da Cidade do Porto em 2012. O edifício projecta-se sobre o espaço criando a ilusão de se encontrar suspenso no ar, desafiando a percepção da gravidade. 
  • Localização
    Porto
  • Projeto
    A. BURMESTER Arquitectos Associados, Lda
  • Carpintaria
    Carpintaria Parente
  • Fotografia
    Tiago Casanova
  • Ano
    2019

O espaço

O pavilhão tem dois níveis, estando o espaço expositivo localizado no segundo. O espaço foi pensado para funcionar na sua verdadeira grandeza, favorecendo a flexibilidade na ocupação das diferentes experiências, concebidas com diferentes tamanhos. Ao mesmo tempo procurou-se controlar a luz natural e manter uma relação ubíqua com o espaço exterior, através da rotação das chapas de aço galvanizado que revestem a fachada, funcionado como brise-soleil. 

Documentos para download

O perímetro

A reformulação respeitou os conceitos de um espaço arquitetural tencionado, num jogo entre os interiores e exteriores, fazendo uma ampliação sobre a traseira e vindo a resolver, por um lado, questões de ordem funcional e, por outro, criando uma fachada no edifício que antes não existia, onde se utilizou o revestimento de madeira modificada Lunawood. O pavilhão vai agora evidenciar-se também para o exterior do Parque da Cidade, integrando a sua envolvente paisagística.

Marca usada

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo Thermowood respeita as propriedades naturais da madeira. O processo de produção patenteado baseia-se na modificação térmica gradual da madeira, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi