Casa RV

Ver marca usada neste projeto
Aplicação de madeira termicamente modificada da Lunawood no revestimento de fachadas e nos pavimentos. É totalmente sustentável e confere à construção harmonia e beleza.
  • Localização
    Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Projeto
    Arq.ª Marta Rocha e Arq.º Fabien Vacelet
  • Carpintaria
    Filipe Afonso & Irmão, Lda
  • Fotografia
    Tiago Casanova
  • Ano
    2014

O espaço

Tanto na casa como no atelier, um núcleo central de madeira acolhe espaços secundários, circulações verticais e todas as instalações técnicas, libertando as paredes periféricas de betão de forma a permitir uma circulação fluída da luz e a acrescentar um carácter lúdico ao espaço. Assumindo a sua natureza, os materiais complementam­-se: o betão duro e frio e o zinco cru da cobertura tornam-se cordiais na presença da madeira clara e de toque suave.

Prémios: Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira em 2015.

O perímetro

O programa – casa e atelier – divide-se em dois volumes separados por um pátio mas unidos por uma passagem à cota superior ocupada pela biblioteca e recobertos por um telhado de duas águas cuja cumeeira unifica. A interioridade do pátio contrasta com as amplas vistas da Afurada, do rio Douro e do oceano Atlântico, a Nordeste e Noroeste. 

Marca usada

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo  respeita as propriedades naturais da madeira e baseia-se na modificação térmica gradual, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi