Casa do Gerês

Ver marca usada neste projeto
A casa do Gerês situa-se numa encosta íngreme no Vale da Caniçada, em Portugal. 


  • Localização
    Gerês, Portugal
  • Projeto
    Carvalho Araújo
  • Fotografia
    © NUDO
  • Ano
    2015

O espaço

O edifício contemporâneo consiste em dois elementos, um grande volume Thermowood que repousa sobre uma base de concreto, que se estende sobre a terra e na linha de água. O uso da madeira e do concreto Lunawood Thermo se estende para dentro da casa, que não busca um programa convencional, mas espaços amplos, funcionais e polivalentes, onde o prazer e o trabalho são misturados. 

A construção relaciona-se com o terreno de uma forma bastante espontânea, tirando partido da pendente acentuada, do pequeno ribeiro e da vista privilegiada sobre a paisagem.
A madeira é um material de excelência. Quando bem utilizado e tratado é um produto intemporal. Os tratamentos e acabamentos que a Banema disponibiliza contornam qualquer argumento menos positivo em relação a este material.
Arquitecto Carvalho Araújo

O perímetro

A Casa do Gerês localiza-se numa encosta íngreme do Vale da Caniçada onde existia uma pequena habitação e um ribeiro. A construção existente na cota superior do terreno, eventualmente sujeita a pequenas derrocadas, determinou a deslocalização da nova construção e, consequentemente, a demolição da existente.

Marca usada

A Lunawood é uma empresa pioneira e inovadora na modificação térmica da madeira e tornou-se líder de mercado de Thermowood. 

A madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos - 100% ecológica. O processo  respeita as propriedades naturais da madeira e baseia-se na modificação térmica gradual, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes. 




Ver todos produtos desta marca
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi