HISTÓRIA DA BANEMA

O projeto empresarial Banema teve a sua génese no empresário Mário Moreira das Neves que, com o seu know-how, aliado a uma equipa de profissionais ligada ao setor dos derivados de madeira, permitiu em 1986 a realização desse projeto.

Mário Moreira das Neves tomou contacto com a atividade do comércio nos anos 60. A sua primeira experiência foi ao balcão de uma drogaria que, por estar localizada numa área com elevada densidade de marcenarias e carpintarias, vendia também derivados de madeira, produto "inovador" nessa época.
 
A visão do negócio surgiu, quando o Sr. Mário Neves perspetivou que os derivados de madeira iriam passar a ser o principal produto substituto da madeira maciça. Assim, em 1964 é criada a Neves & Carneiro, Lda. cuja atividade era o comércio de painéis de madeira e derivados, atuando a partir de dois pólos de distribuição: um no norte de Portugal (zona de Paredes) e outro no sul (zona de Sintra).

Cinco anos mais tarde, em 1969, é criada a empresa em nome individual Mário Neves, sendo que a Neves & Carneiro, Lda. passa a atuar apenas no sul do país. Mais tarde a empresa Neves & Carneiro, Lda. foi alienada e, no ano de 1975, a Mário Neves, Lda. viria a substituir a empresa Mário Neves. Com o crescimento da empresa e, numa lógica de continuidade, foi necessário ganhar uma maior projeção na perceção do mercado e ganhar dimensão da estrutura interna que possibilitasse acompanhar sustentadamente esse crescimento, assumindo como fatores de diferenciação o rigor e a inovação.
 
Nasce, em 1986, a Banema - Madeiras de Rebordosa, Lda., com os sócios fundadores Mário Moreira das Neves, Joaquim Neves e Helena Neves.
 
A Banema foi alargando a sua atividade no mercado nacional (continente e ilhas). O crescimento em dimensão e em notoriedade, deixaram de estar revistos na natureza jurídica da sociedade e na alusão regional que constava no seu nome. Em 2000, a empresa passou a ter a designação: Banema - Madeiras e Derivados, S.A.

Em 2001, efetuou o primeiro registo de logótipo já com a nova designação.
 
Em 2002, como resposta a um conjunto significativo de alterações dos fatores da envolvente externa nacional e internacional, a Banema encetou uma profunda reflexão estratégica, que foi implementada e concluída em 2003.
 
No ano de 2005, a Banema obteve a certificação para o SGQ segundo as normas ISO 9001.
 
Em 2006, a Banema inaugura o seu sítio na Internet. Procedeu-se também à integração dos dados web com o ERP da Banema, solução inovadora para o setor. Nesse mesmo ano foi remodelada a imagem corporativa da Banema com a criação de um novo logo.
 
Em 2009, foi remodelado o website da Banema, a empresa obtém o alvará para construção e ainda aderiu ao portal de concursos eletrónicos Econstroi.

Em 2010, a empresa criou um portal interno baseado no MS Sharepoint.

2011 foi marcado pelo falecimento do Sr. Mário Moreira das Neves por motivo de doença súbita. Paralelamente, a empresa completou os seus 25 anos de existência.

No início de 2012, a empresa aumentou as suas instalações com a inauguração de um showroom para exposição dos produtos comercializados. E deu-se a reestruturação da reflexão estratégica para 2012-2015.

Em 2013, acontecem alterações profundas na imagem da empresa e no web site. Em Julho desse ano, expande-se o negócio para a zona sul do país com a inauguração de um novo armazém com mais de mil metros quadrados em Camarate, Lisboa.


No final de 2015, a empresa passou à sua designação atual: Banema, S.A.