FAQS - MADEIRA MODIFICADA

1) O que é madeira modificada?


A designação "madeira modificada" é relativa ao produto resultante de um processo de tratamento químico, de compressão, ou outro meio (com ou sem calor) para conferir propriedades muito diferentes das da madeira original.

 

2) Que tipos de madeira modificada existem?


Existem diferentes tipos, alguns com processos patenteados. Os mais comuns, difundidos e com sucesso comercial são: por via de agentes químicos biocidas (vulgarmente designado por madeira em autoclave), modificação térmica (ThermoWood), modificação por acetilação (Accoya), modificada por furfurilação (Kebony). Outros métodos alternativos, são disso exemplo a modificação termomecânica de compressão, a modificação por DMDHEU, sílica, plasma, etc.

 

3) Qual a melhor madeira modificada?


Não se pode dizer que exista uma madeira melhor que a outra, tudo depende da aplicação pretendida. Por exemplo, se tem preocupações ambientais deve minimizar o uso de madeira com biocidas, vulgarmente dita madeira de autoclave. Muito embora tenha havido algumas restrições ao uso de compostos biocidas mais tóxicos, a madeira de autoclave pode chegar a ser de classe de risco 4 (EN 335-2), o que significa que apesar de puder estar em contacto com a terra ou água doce, existe o problema de poluição do meio ambiente pois os produtos nela impregnados vão sendo absorvidos pela água e transmitidos à cadeia alimentar.

Outras madeiras modificadas, caso da furfurilada ou Kebony, têm uma classificação ainda melhor (classe de risco 5), podendo estar em contacto com a água salgada com a vantagem de não ser tóxica. Outras madeiras têm uma excelente relação qualidade/preço (caso da Thermowood) e outras têm um excelente desempenho em utilizações que requerem maior resistência, por exemplo em caixilharia ou estruturas (caso da Accoya).

 

4) Qual a diferença entre a madeira modificada não tóxica e a não modificada ("normal")?


Quase todos os tratamentos de preservação da madeira "normal" recorrem a impregnação mais ou menos profunda de produtos químicos tóxicos (tais como os compostos de arsénio, óleos, de amoníaco ou com metais) enchendo os espaços vazios dentro das paredes celulares, mas não alteram a química subjacente da madeira. Esta repele organismos indesejados, tais como bactérias, vírus e fungos, pela criação de um ambiente hostil. No entanto, a toxicidade desses produtos tem implicações ambientais, tanto durante a vida útil da madeira como para a sua eliminação segura. 

Por outro lado, a madeira modificada é não tóxica e 100% reciclável. O principal tratamento preservativo não-tóxico disponível é um processo "modificação térmica", que funciona por quebrar os componentes comestíveis de madeira.

Este modificação da madeira confere-lhe, para além de maior durabilidade, uma estabilidade dimensional maior que a madeira dita "normal". Por esta razão a madeira modificada tem períodos de manutenção superiores, ou seja, permite-lhe poupar.

 

5) Estas madeiras têm garantias?


O uso de madeiras modificadas está já bastante disseminado e comprovado. Existem diversos estudos científicos e ensaios de terreno desde 1930. As madeiras modificadas são aplicadas em edificações já há muitos anos. Crê-se que os povos vikings tenham sido os primeiros a fazer madeiras modificadas para as suas habitações, embarcações e vedações quando começaram a perceber que a madeira queimada na superfície era mais durável que a madeira sem tratamento. Alguns fabricantes de madeiras modificadas têm garantias das madeiras que produzem. Alguns oferecem garantias de 30 ou mais anos de tempo de vida útil mesmo quando aplicadas no exterior.

 

6) A quem posso recorrer para adquirir estas madeiras?


A Banema é a representante exclusiva para Portugal das principais marcas de madeiras modificadas, sendo líder de mercado nacional na distribuição de madeira Thermowood. A Banema tem pontos de distribuição destas madeiras no norte do país (perto do Porto) e na região de Lisboa (em Camarate), contando com frota própria para distribuição destes e de outros produtos.

 

7) Sou arquiteto, necessito de saber se podem apoiar-me tecnicamente na escolha da madeira mais indicada para o meu projeto.


A Banema tem uma experiência de mais de 50 anos no mercado. Dispõe de showroom e de backoffice para apoio técnico, bem como de um consultor para apoio na prescrição que pode deslocar-se ao seu atelier mediante solicitação.

 

8) Vou responder a um concurso para o qual está prescrita madeira com certificação LEED e madeira com certificado ambiental. A madeira modificada responde a estas exigências?


A madeira modificada recorre a árvores de florestas de certificação de sustentabilidade e a Banema, empresa distribuidora do produto, está certificada segundo a Cadeia de Responsabilidade Florestal, pelo que se encontra habilitada a fornecer-lhe esses produtos. Para tal, basta solicitar-nos antecipadamente essa especificação, caso seja o caso de já lhe ter sido adjudicada a empreitada, ou no caso de ser prescritor, contacte-nos para o apoiar na inclusão da memória do produto desejado. 

 

9) Onde posso ver exemplos práticos de aplicação deste produto?


Para além de informação constante nos websites de fabricantes, a Banema foi constituindo um repositório de informação sobre obras nas quais participou com aconselhamento e fornecimento de madeiras modificadas. Pode consultar o portfolio existente aqui.