FAQS - ACÚSTICOS

1) Tenho um problema com ruído excessivo no meu restaurante, como posso resolver o problema?

 

O que estará a acontecer é um fenómeno de reverberação (eco), no qual o ruído persiste mesmo depois da sua fonte ter cessado a emissão do som porque não é dissipado por estar a ser refletido nas superfícies (paredes, tetos,...), provocando um forte desconforto aos clientes. Os materiais que estão no espaço público (neste caso, o seu restaurante), incluindo mobiliário, materiais construtivos e mesmo as pessoas presentes influenciam a acústica do ambiente. A solução é alterar as superfícies por forma a que estas "desviem" o ruído, absorvendo-o. A Banema dispõe de uma completa gama de soluções acústicas para paredes e tetos. Os nossos painéis de absorção acústica Obersound® chegam a ter um alfa W (αW) de 0,8 (coeficiente ponderado de absorção acústica), sendo que em algumas frequências pode ser máximo, dependendo dos painéis.

 

2) Qual é a diferença entre absorção sonora (ou acústica) e isolamento acústico?

 

Absorção do som é a perda de energia que o som sofre ao atingir superfícies de um ambiente ou objetos nele presentes. Essa perda, que evita a reverberação sonora nos ambientes, é medida pelos coeficientes alfa W (αW) ou NRC. São índices que variam de 0,00 (nenhuma absorção sonora) até 1,00 (total absorção sonora). O isolamento acústico é um termo genérico que descreve a capacidade de um elemento servir de barreira, isto é, impedir a transmissão de energia sonora de um espaço a outro. O isolamento acústico é medido em decibéis (dB).

 

3) O que é o conforto acústico?

 

O conforto acústico existe quando o ambiente proporciona boa inteligibilidade da fala (ou clareza musical) e ausência de sons indesejáveis no ambiente, criando uma sensação de paz e bem-estar. O conforto acústico pode depender de uma boa absorção sonora, de um eficiente isolamento acústico, ou de ambos simultaneamente. O grau de concentração e atenção aumenta, melhorando a eficiência profissional e diminuindo o risco de problemas de saúde, em ambientes com conforto acústico.

 

4) Ao aplicar os painéis acústicos da Banema na remodelação do espaço público vou melhorar o conforto acústico dos funcionários e do público em geral?

 

Com certeza que sim. A principal função dos painéis acústicos da Banema é absorver os sons e eliminar a reverberação (eco) nos ambientes e simultaneamente decorar o espaço. A aplicação dos painéis acústicos Banema altera favoravelmente a absorção dos sons aéreos, propiciando uma considerável melhora interna e mais conforto. Permitem transformar escritórios, salas de reuniões, corredores, salas de aula, auditórios e cinemas em ambientes com menor nível de ruído ambiente e boa inteligibilidade da fala.

No entanto as nossas soluções não são barreiras de som, ou seja, não impedem a transmissão de sons provenientes de ambientes vizinhos, que passam através de paredes, vãos de piso ou teto, tubos de ar condicionado ou de ventilação e até mesmo pela estrutura da construção, no caso de vibrações causadas por máquinas em geral. Nessas situações é necessário adotar soluções de isolamento acústico para impedir ou reduzir a transmissão direta do som da fonte até o recetor.

 

5) Sou arquiteto, necessito de saber se podem apoiar-me na escolha do painel acústico mais indicada para o meu projeto?

 

A Banema tem experiência de mais de 50 anos no mercado. Dispõe de showroom e de backoffice para apoio técnico, bem como de um consultor para apoio na prescrição que pode deslocar-se ao seu atelier mediante solicitação, contudo não faz estudos acústicos nem projetos de acústica. Para tal deve consultar entidades especializadas nesse domínio. O que a Banema faz é, mediante os resultados obtidos e a performance necessária resultante desse estudo, aconselhar o arquiteto nos produtos que podem responder a essas exigências e, simultâneamente, disponibilizar as nossas coleções de produtos para acústica, como é o exemplo dos painéis de madeira Obersound 5.5 designers.

 

6) Têm soluções específicas para tetos?

 

Com certeza. As soluções de painéis acústicos da Banema são muito alargadas e de elevada qualidade. Tratam-se de painéis de madeira com a superfície em termolaminado de folha de madeira natural. Para além dos painéis Obersound® perfurados clássicos, que podem ser usados numa vasta gama de aplicações, temos também a mais recente coleção 5.5 designers. Especificamente para os tetos temos um sistema completo, o Tectonique 5.5, que vai muito além dos relevos ou perfuração de painéis, A solução Tectonique 5.5 recorre a desníveis e sinuosidades para performance máxima na absorção do ruído. Esta consiste num sistema de fixação metálica que suporta as "telhas" de painel acústico.

 

7) A quem posso recorrer para adquirir estas madeiras?

 

A Banema é a representante exclusiva para Portugal dos painéis acústicos Oberflex. A Banema tem pontos de distribuição destas madeiras no norte do país (perto do Porto) e na região de Lisboa (em Camarate), contando com frota própria para distribuição destes e de outros produtos.